sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

EDUCAÇÃO DE FRAIBURGO INVESTE EM NOVAS TECNOLOGIAS E CONQUISTA APOIO DO MEC EM PROJETO

 Em 2012 o município de Fraiburgo ganhou destaque regional por ser o único a contar com salas informatizadas para todos os alunos matriculados entre o segundo e o quinto ano. Perseguindo a ampliação deste projeto a Secretaria Municipal de Educação prospecta que até o final de 2015 todas as salas de aula - do primeiro ao nono ano - nas 17 escolas da rede municipal, estejam 100% informatizadas.
         Uma tarefa que exige esforços contínuos, mas que ao final será recompensadora, pelo menos e essa a avaliação da Secretária Municipal de Educação, Claudete Gheller Mathias. Nesse sentido, um dos projetos que ganhou força foi a implantação do Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM. “Nós elaboramos e encaminhamos a proposta ao Ministério de Educação – MEC e conquistamos a aprovação do Ministério para implantação”, lembrou a secretária.
O Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM é uma estrutura descentralizada do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, especializada em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação. Entre as principais vantagens do NTM está a facilidade em proporcionar aos educadores qualificação nas novas tecnologias. 
Vale ressaltar também que além de prestar suporte pedagógico e técnico às escolas, a principal função do NTM é a capacitação de profissionais da educação para o uso das tecnologias disponíveis no ambiente escolar. “Acreditamos que com esse projeto será possível integrar as tecnologias de informação e comunicação no currículo escolar abrangendo todos os profissionais, e consequentemente, atingindo todos os alunos com um melhor desempenho na sua aprendizagem”, ponderou Claudete. 
Os equipamentos enviados pelo Governo Federal já estão no município e o espaço físico - na própria Secretaria de Educação - é readequado para atender as exigências do projeto. Também vão ser disponibilizados técnicos e educadores especialistas em tecnologias educacionais, os quais serão responsáveis pelo planejamento, organização e execução das ações do NTE.
A metodologia prevê que os cursos sejam desenvolvidos na modalidade de Educação a Distância – EAD, semipresencial, utilizando diferentes mídias digitais, materiais impressos e encontros presenciais sob a supervisão de um multiplicador.
“Com a instalação nossos professores terão fácil acesso a cursos de formação inicial e continuada, principalmente o conjunto de processos formativos do Programa Proinfo Integrado: Introdução à Educação Digital; Tecnologias da Educação: ensinando e aprendendo com as TIC’s” , Elaboração de Projetos e Redes de Aprendizagem”, explicou a secretária. Claudete ainda avaliou que “oportunizar aos professores formação continuada é o primeiro passo para que eles reconheçam as potencialidades do uso das tecnologias, planejem e vivenciem novas experiências, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação inovadora e de qualidade”, explicou a secretária.
Mapa do município 
Atualmente a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes coordena dezessete Escolas Municipais, quinze Centros de Educação Infantil e dois polos de Educação de Jovens e Adultos, abrangendo cerca 5627 alunos, sendo 3870 de Ensino Fundamental e 1.604 de Educação Infantil e 153 de Educação de Jovens e Adultos. 
Além das salas de aula, o município de Fraiburgo conta com todas as secretarias de escolas informatizadas e com internet para atividades administrativas. Também conta com salas de Atendimento Educacional Especializado que recebem anualmente recursos do FNDE/MEC. 

Ascom Município de Fraiburgo - Jornalista: Andréa Melo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar nosso blog. A equipe do NTM Fraiburgo agradece.