sexta-feira, 3 de outubro de 2014

CEM MACIEIRA – CONTRUINDO SUA IDENTIDADE DIGITAL


Depois de vários dias observando, refletindo e analisando documentos já é possível perceber como alguns recursos tecnológicos vem sendo usados dentro do ambiente escolar e no cotidiano social das famílias.
O primeiro passo para o surgimento de uma cultura digital dentro do ambiente escolar foi a chegada do Laboratório e-proinfo juntamente com a internet. Neste momento foi possível entender que realmente não tinha como voltar atrás, que o professor precisaria aprender a usar estes instrumentos a favor da aprendizagem. Surgiram então muitas dúvidas, muitas angústias. Talvez a mais intensa estava relacionada no que diz respeito a que espaço o professor teria dentro da escola, já que a partir do computador e da internet o aluno teria a possibilidade de ter acesso aos mais diversos conhecimentos, caminhos estes que poderiam trilhar de acordo com suas expectativas. Muitos professores acreditaram que seriam substituídos por estas máquinas.
Claro que hoje, já é possível compreender que toda esta cultura digital veio para somar dentro do processo de ensino-aprendizagem e que a forma como o professor utiliza estes recursos é que vem a determinar o sucesso ou não das atividades propostas.
Dentro da CEM Macieira como em diversas escolas municipais, os professores passaram a usar o laboratório para desenvolver outras atividades que antes não seriam possíveis. O sinal da Internet na CEM Macieira nem sempre funcionava o que gerava certo desconforto, certa frustração quando se preparava uma aula usando o laboratório de informática.
Por volta do ano de 2010 a CEM Macieira começa a receber carteiras informatizadas e lousas digitais. Hoje o município de Fraiburgo tem cerca de 1186 carteiras informatizadas para todas as turmas de 2o. Ao 5o. Anos e cerca de 70 lousas digitais. Estas vem sendo instaladas também em turmas de séries finais. Ter carteiras informatizadas instaladas na sala de aula, facilitou o planejamento das aulas, mas ao mesmo tempo limitou a forma de organização das carteiras que não podem mais se deslocar. Para o professor desenvolver trabalhos em grupo, por exemplo, precisa procurar outros espaços da escola. Os professores ainda sentem dificuldades para planejar utilizando o software da lousa digital, mas como ela está conectada com a Internet facilita para fazer atividades interativas coletivamente, visitar museus, interagir com imagens e outras possibilidades de atividades.
A sala do e-proinfo continua sendo utilizada, principalmente pelos monitores do Mais Educação, que muitas vezes desenvolvem algumas oficinas naquele espaço.
A CEM Macieira também tem uma Rádio Escola que também é utilizada nas oficinas do Mais Educação. Os alunos organizam a programação e desenvolvem o programa. Através da rádio escola estamos oportunizando aos alunos momentos de interação, de desenvolvimento da linguagem oral. Alguns alunos melhoraram aseu comportamento depois que passaram a participar desta oficina.
A Oficina de Fotografia é outra atividade realizada através do Programa Mais Educação. Foram adquiridas 5 máquinas digitais e os alunos passaram a ser estimulados e perceber os ambientes e fotografá-los. A intenção é fazer uma exposição no fim do ano com as imagens fotografadas pelos alunos. Acreditamos que esta oficina tem sido bastante importante pois os alunos passam a ser mais atentos a pequenos detalhes, a dar mais valor aos ambientes da própria escola e da própria comunidade.
O Programa Mais Cultura na Escola, está proporcionando aos alunos a possibilidade de conhecer outro tipo de tecnologia: a dos instrumentos musicais.
A CEM Macieira adquiriu um violão e 29 flautas doce que são usadas durante as oficinas. Através da música pretendemos melhorar a concentração dos alunos, além de oportunizar aos mesmos conhecer os mais variados sons.
A Comunidade do bairro Macieira compõem-se no geral de pessoas assalariadas , que trabalham em empresas da própria cidade. Pensamos que para as famílias também é muito difícil lidar com toda tecnologia que faz parte do cotidiano. Ter celular, Internet, Computador também é comum para algumas famílias. Pensamos ser urgente trazer este tema para reuniões de pais, orientando-os como monitorar o uso de celulares, computador, internet em casa, principalmente nas armadilhas que toda esta tecnologia oferece.
O celular ainda não é utilizado dentro do ambiente escolar como recurso pedagógico, talvez ainda precisaremos fazer muitas reflexões para que seja possível permitir o uso do mesmo.
Também são recursos utilizados nas atividades na CEM Macieira as calculadoras e o BLOG como espaço para divulgação das atividades desenvolvidas, interação entre a escola e a comunidade.




Para finalizar acreditamos ser fundamental a reflexão sobre uso das tecnologias dentro do espaço escolar e propor momentos de discussão e reflexão também com as famílias já que a maioria não sabe como orientar, nem como monitorar o uso de tamanha informação com seus filhos.
Temos um longo caminho a trilhar, toda esta tecnologia a disposição dos professores é vista, por nós, como uma possibilidade de propor formas diferenciadas de ensinar, de estimular o desenvolvimento integral do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar nosso blog. A equipe do NTM Fraiburgo agradece.