segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Investigar, Refletir e Aprender

TEXTO COLETIVO:

Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui um elemento importante na formação do ser humano. O fato não é apenas aprender, mas aprender de maneira diferente, pois estamos diante de uma nova cultura, uma nova era no processo de aprender. O desafio que a escola encontra é apropriar-se de novas maneiras para ensinar, ou seja, transformar os espaços, criar mecanismos utilizando tecnologias para acessar a informação e ter a capacidade de dar sentido ao que adquiriu e transformar em conhecimento.
            Segundo o texto lido a busca por informação exige criar condições para que os alunos possam estar engajados com os fundamentos da pesquisa, possam aprender conteúdos por meio de projetos com base na investigação, pois alunos já trazem consigo as influências das tecnologias, a escola deve então de acordo com esses avanços utilizar-se deles como ferramenta de comunicação e gerenciamento de informações. A aprendizagem baseada na investigação é um caminho para superar os antigos métodos para ensinar, construir um planejamento utilizando as TDIC é estabelecer uma ponte entre a teoria e prática, levando em conta os estilos e ritmos de aprendizagem de cada estudante.
            O currículo precisa ser pensado de forma que seja possível o professor ter a mesma intimidade com as tecnologias que tem com os livros, para manter um ambiente com várias alternativas para a aprendizagem. As TDIC possibilitam novas formas de ensinar e aprender, tornando a aprendizagem mais significativa, formas com que o aluno goste do que está fazendo. Assim, como diz o texto, o desenvolvimento do web currículo evidencia possibilidades de superação da abordagem pedagógica alicerçada na transmissão de informações e aponta para a construído a partir da prática social, sempre com o objetivo da aprendizagem. Que seja possível o aluno superar suas dificuldades sentindo-se motivado a aprender, buscando uma forma significativa para realizar o trabalho.
            Com base na nossa realidade escolar, as TDIC estão sendo utilizadas para buscar informações, mas como está citado no retrato da escola “temos um longo caminho para trilha”, toda esta tecnologia disponível na nossa escola é vista como uma grande possibilidade de propor formas diferenciadas de ensinar. Os professores estão sempre estudando e se atualizando para melhorar suas práticas pedagógicas.

            Temos a consciência que estamos diante de uma nova perspectiva de educação, a familiarização dos professores com todos esses recursos, o acesso a informação e também a maneira   mais adequada. Pois a tecnologia não substitui o professor, mas mudam suas funções: passando de fornecedor para estimulador da curiosidade de seus alunos. Segundo José Manuel Moran: “Só alcançaremos uma educação de qualidade e uma nova didática se planejar e flexibilizar o currículo, tanto em atividades de presença física, como em atividades conectadas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar nosso blog. A equipe do NTM Fraiburgo agradece.