Vivemos
em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui um elemento
importante na formação do ser humano. O fato não é apenas aprender, mas
aprender de maneira diferente, pois estamos diante de uma nova cultura, uma
nova era no processo de aprender. O desafio que a escola encontra é
apropriar-se de novas maneiras para ensinar, ou seja, transformar os espaços,
criar mecanismos utilizando tecnologias para acessar a informação e ter a
capacidade de dar sentido ao que adquiriu e transformar em conhecimento.
Segundo o texto lido a busca por
informação exige criar condições para que os alunos possam estar engajados com
os fundamentos da pesquisa, possam aprender conteúdos por meio de projetos com
base na investigação, pois alunos já trazem consigo as influências das
tecnologias, a escola deve então de acordo com esses avanços utilizar-se deles
como ferramenta de comunicação e gerenciamento de informações. A aprendizagem
baseada na investigação é um caminho para superar os antigos métodos para
ensinar, construir um planejamento utilizando as TDIC é estabelecer uma ponte
entre a teoria e prática, levando em conta os estilos e ritmos de aprendizagem
de cada estudante.
O currículo precisa ser pensado de
forma que seja possível o professor ter a mesma intimidade com as tecnologias
que tem com os livros, para manter um ambiente com várias alternativas para a
aprendizagem. As TDIC possibilitam novas formas de ensinar e aprender, tornando
a aprendizagem mais significativa, formas com que o aluno goste do que está
fazendo. Assim, como diz o texto, o desenvolvimento do web currículo evidencia
possibilidades de superação da abordagem pedagógica alicerçada na transmissão
de informações e aponta para a construído a partir da prática social, sempre
com o objetivo da aprendizagem. Que seja possível o aluno superar suas dificuldades
sentindo-se motivado a aprender, buscando uma forma significativa para realizar
o trabalho.
Com base na nossa realidade escolar,
as TDIC estão sendo utilizadas para buscar informações, mas como está citado no
retrato da escola “temos um longo caminho para trilha”, toda esta tecnologia
disponível na nossa escola é vista como uma grande possibilidade de propor
formas diferenciadas de ensinar. Os professores estão sempre estudando e se
atualizando para melhorar suas práticas pedagógicas.
Temos a consciência que estamos
diante de uma nova perspectiva de educação, a familiarização dos professores
com todos esses recursos, o acesso a informação e também a maneira mais adequada. Pois a tecnologia não
substitui o professor, mas mudam suas funções: passando de fornecedor para
estimulador da curiosidade de seus alunos. Segundo José Manuel Moran: “Só
alcançaremos uma educação de qualidade e uma nova didática se planejar e
flexibilizar o currículo, tanto em atividades de presença física, como em
atividades conectadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar nosso blog. A equipe do NTM Fraiburgo agradece.